quarta-feira, 26 de novembro de 2008

O que será do amanhã?!

É estranho imaginar minha vida sem fazer dela, uma seqüência de sonhos e desejos que muitas vezes escondo de mim mesma. É estranho planejar os meus próximos dez anos, ou simplesmente tentar visualizar como eles serão, como eu vou estar, com quem vou estar. Hoje sou um reflexo do que fui, das coisas que passei, das feridas que tenho e também das que deixei, sou um tanto das saudades vividas, da frustração dos momentos mal aproveitados, das alegrias da infância fantasiosa, da leviandade de uma adolescência muito bem vivida, das aspirações de um futuro melhor. Sou conseqüência dos erros que cometi, do que aprendi com eles, dos conselhos que ouvi, mas que nunca segui. Sem pestanejar afirmo que os últimos 2 anos, tem sido em disparada, anos de maior mudança, tropeços e aprendizados que tive na vida. Mas ainda não sinto as conseqüências do que vivi nessa época, creio que este ciclo ainda não se completou, ainda o vivo. Mas certamente no final dele, serei outra pessoa. Foram novos amores, novas decepções, outros objetivos, trabalhos nunca imaginados, projetos, mais responsabilidades, amizades novas, amizades esquecidas, amizades que ficarem ainda mais fortes. Entre tantas coisas que desejo para o meu futuro e as marcas ainda abertas do que já “passou”, trago algumas certezas que sei, vão estar sempre comigo. Coisas que aprendi, como aceitar o fato de que realmente não sou o tipo de pessoa que encanta com a primeira impressão, sou intensa de mais para isso. Que não interessa quanto você se dedique a alguém, quanto você se importe e se doe, certas pessoas não se importam. E a dor de descobrir que você possivelmente criou uma cobra no bolso e que ela pode de uma hora pra outra se apresentar uma completa estranha a seus olhos, é uma dor incalculável. Aprendi que você pode se mudar para qualquer lugar do mundo, seus problemas vão junto com você, e embora você tente viver uma nova vida, você ainda vai lembrar do de quem não quer, você ainda vai desejar as ruas pacatas da cidade calma onde você nasceu, vai descobrir saudades até das coisas que você julgava odiar fazer. A verdade é que, não existe maneira de se apagar o passado. Aprendi que nem sempre a tão esperada alma gêmea, vem junto de uma história de amor, muitas vezes uma amizade verdadeira e leal, é muito mais prazerosa e confiável do que o adorável príncipe encantado, que de forma impetuosa, espalha hormônios e mentiras por ai. Por sinal, descobri que não importa quanto tempo isso leve, uma hora você vai descobrir que o seu príncipe tem muito de sapo, e que ser a bruxa malvada é necessário nos dias de hoje. Certas coisas que aprendi errando, acertando, valorizando de mais, ou me preocupando de menos. É complicado encontrar a dosagem exata do que se deve ou não viver, do quando se pode entregar, do melhor momento de botar o dramático ponto final em tudo. Mas confesso que me agrada ver tudo o que passei e o que me tornei em função disso. E é munida dessa demasiada realização, que encaro com coragem meus próximos anos. Sei que muito ainda vou errar, mas curiosamente os erros são minha melhor forma de aprendizado! E que não importa quantos olhares eu vou evitar, quantas mentiras eu vou contar a mim mesma e quantas fantasias eu vou imaginar real, o que é pra estar no meu caminho, vai estar, independente do caminho que eu esteja!
(Raíssa Mesquita)